Quando você fica doente, você vai ao médico. E o médico, é claro, prescreverá medicamentos. Você irá e comprará medicamentos. Você os toma, e com sorte, você fica bem.
É assim que a profissão de saúde continua hoje em dia - um ciclo de diagnóstico e prescrição.
Se alguém lhe desse ervas medicinais, provavelmente diria que essa pessoa era um charlatão.
Mas hoje em dia, estudos estão sendo realizados para ver se realmente há algum mérito para o que é chamado de medicina natural.
A medicina natural é o uso de métodos naturais, fitoterápicos e práticas tradicionais para curar doenças. Toda cultura tem uma forma de medicina natural. Nas culturas antigas, os curandeiros serviam como médicos da comunidade, transmitindo conhecimentos médicos aos aprendizes que os seguiam.
Muitas categorias dos métodos de cura caem sob a medicina natural. Entre eles estão a medicina tradicional, a medicina complementar e a medicina alternativa.
Geralmente, a medicina natural refere-se a práticas médicas que estavam em vigor antes do advento da medicina moderna.
Isso inclui fitoterapia, que é prevalente na medicina chinesa, ayurvédica (ou indiana) e grega.
Após o advento da medicina moderna, muitos profissionais descartaram o uso de ervas em favor da medicina artificial. O fato de que esses tratamentos são baseados nas propriedades curativas de algumas ervas foi esquecido.
Por exemplo, ópio, digitalis, quinina e aspirina têm suas raízes na medicina tradicional.
A medicina natural pode ser considerada como uma arte perdida. Isso não significa que tenha perdido eficácia ao longo do tempo. Em alguns casos, a terapia natural é realmente melhor do que a medicina moderna. Isso leva alguns médicos a considerar e estudar seriamente os possíveis usos da medicina natural.
Antes de continuarmos, é importante ressaltar que nem todos os remédios naturais são legítimos. Ajudaria a tentar apenas os remédios que foram cuidadosamente estudados e são relativamente livres de risco.
Tome a medicina herbal por exemplo. Há muitos remédios herbais bem documentados e estudados disponíveis. No entanto, apenas aqueles que lidam com doenças menores, como tosse, resfriados, febre, erupções cutâneas e sua laia, provavelmente serão recomendados por profissionais de saúde. Esses remédios às vezes são superiores aos remédios sintéticos. Isso ocorre porque os medicamentos fitoterápicos são menos propensos a causar efeitos colaterais negativos.
Atualmente, existem inúmeras organizações que estudam os efeitos e a defesa da medicina natural - entre as quais a fitoterapia. Alguns governos e agências de saúde defendem abertamente o uso de métodos naturais, pois são baratos e relativamente livres de riscos.
À medida que seus estudos são compilados, mais ervas e tratamentos são adicionados à lista de medicamentos aceitos. No entanto, muitas ervas e tratamentos provaram ser medicamentos falsos. Isso representa um desafio tanto para o usuário quanto para as agências, porque elas precisam verificar se os tratamentos que usam ou defendem são legítimos.
Existem hoje muitos tratamentos médicos alternativos que se enquadram na medicina natural. No entanto, nem todos eles provaram ser eficazes. Você poderia mencionar homeopatia, aromaterapia, acupuntura e outros tratamentos médicos alternativos. Compensaria consultar os peritos quanto à legitimidade destes tratamentos.
A medicina natural também deve ser pensada como um medicamento acompanhante. Neste momento, o pensamento médico coletivo atual sugere que a medicina natural seja usada apenas para complementar as práticas médicas modernas aceitas. Nesse caso de doenças menores, o seu especialista aconselha-o a tomar terapias naturais.
A prática da medicina moderna gira em torno do diagnóstico de uma doença e da prescrição de tratamentos para tal. A medicina natural é útil porque sugere que o tratamento não seja necessariamente dado somente quando doente. A medicina natural se esforça para fazer com que cada paciente pratique bons hábitos de saúde. Esses hábitos incluem boa dieta, vida saudável e o tratamento natural regular.
É essa mesma linha de pensamento que leva nossos pais a nos dizer para comer nossos vegetais. Sim, um estilo de vida saudável e não fará mal ao nosso bem-estar. E esta é a base da medicina natural - pode ser massagem, fitoterapia, aromaterapia ou outros.
É engraçado, mas é verdade que a ciência, em sua busca pela excelência, está estudando o conhecimento dos sábios do passado. Isso, surpreendentemente, nos leva de volta aos remédios que a natureza oferece. As possibilidades de encontrar remédios para doenças cotidianas na medicina natural são encorajadoras. Portanto, ficar atento ao estudo desses remédios vale a pena até que possamos verificar se essas terapias são realmente úteis para nossa saúde e nossa sociedade.


0 Comentários