A bioenergia representa apenas uma das múltiplas fontes variadas ao nosso dispor para suprir a necessidade energética. Trata-se de uma alternativa energética sustentável obtida a partir de materiais orgânicos recentemente vivos, denominados biomassa, os quais podem ser aproveitados na produção de combustíveis para transporte, geração de calor, eletricidade e outros produtos.


fundamentos-da-bioenergia


Benefícios de uma Indústria de Bioenergia Robusta

A energia biológica, em sua abundância e renovação, pode desempenhar um papel fundamental na construção de um futuro mais seguro, sustentável e economicamente estável ao:
  • Fornecer fontes domésticas de energia limpa
  • Reduzir a dependência dos Estados Unidos em relação ao petróleo estrangeiro
  • Gerar empregos nos Estados Unidos
  • Revitalizar economias rurais
O Relatório de Bilhões de Toneladas de 2016 do Departamento de Energia dos Estados Unidos: Avanço de Recursos Domésticos para uma Bioeconomia Próspera concluiu que os Estados Unidos têm o potencial de produzir 1 bilhão de toneladas secas de recursos de biomassa não alimentar anualmente até 2040 e ainda atender às demandas por alimentos, ração e fibras. Um bilhão de toneladas de matéria orgânica poderia:
  • Produzir até 50 bilhões de galões de biocombustíveis
  • Gerar 50 bilhões de libras de produtos químicos e bioprodutos à base de bio
  • Gerar 85 bilhões de quilowatt-horas de eletricidade para abastecer 7 milhões de residências
  • Contribuir com 1,1 milhão de empregos para a economia dos Estados Unidos
  • Manter $260 bilhões nos Estados Unidos.
Saiba mais sobre os Bio-benefícios.

BIOMASSA: UM RECURSO DE ENERGIA RENOVÁVEL

A biomassa constitui uma fonte de energia renovável proveniente de matéria vegetal e algas, abrangendo:
  • Resíduos de culturas
  • Resíduos florestais
  • Gramíneas cultivadas com propósito
  • Culturas lenhosas energéticas
  • Microalgas
  • Resíduos de madeira urbana
  • Resíduos de alimentos
A biomassa representa uma fonte de energia renovável altamente versátil. É capaz de ser transformada em combustíveis líquidos para transporte, que são comparáveis aos combustíveis derivados de fósseis, tais como gasolina, querosene de aviação e diesel. 

As tecnologias relacionadas à bioenergia viabilizam a utilização do carbono proveniente da biomassa e de resíduos diversos na produção de combustíveis com emissões reduzidas, destinados a veículos automotivos, caminhões, aeronaves e embarcações, além de possibilitar a criação de bioprodutos e o fornecimento de energia renovável.

Saiba mais sobre  Recursos de Biomassa .

BIOCOMBUSTÍVEIS: ENERGIA PARA O TRANSPORTE

A biomassa é um tipo de recurso renovável que pode ser convertido em combustíveis líquidos - conhecidos como biocombustíveis - para transporte. 

Os biocombustíveis incluem etanol celulósico, biodiesel e combustíveis renováveis hidrocarbonetos "drop-in". 

Os biocombustíveis, como etanol e biodiesel, destacam-se como os tipos mais populares em utilização atualmente. São alternativas viáveis para abastecer tanto aeronaves quanto a maioria dos veículos que trafegam nas estradas. 

Esses combustíveis renováveis para transporte, comparáveis em função aos derivados do petróleo, desempenham um papel crucial na diminuição da pegada de carbono dos nossos meios de transporte terrestres e aéreos.

Saiba mais sobre Biocombustíveis.

BIOENERGIA: ENERGIA PARA CALOR E ELETRICIDADE

As tecnologias de bioenergia transformam fontes renováveis de biomassa em calor e eletricidade através de métodos semelhantes aos empregados com combustíveis fósseis.

Há três maneiras de extrair a energia contida na biomassa para gerar bioenergia: por meio da queima direta, da decomposição bacteriana e da conversão em um combustível gasoso ou líquido.

A bioenergia pode compensar a demanda por combustíveis à base de carbono que são queimados em usinas elétricas, contribuindo para a redução da pegada de carbono na produção de energia elétrica.

Diferentemente de certas formas de energia renovável que são intermitentes, a bioenergia pode incrementar a flexibilidade na geração de eletricidade e aprimorar a confiabilidade da rede elétrica.

Saiba mais sobre a Bioenergia.

BIOPRODUTOS: ITENS DE USO DIÁRIO FEITOS A PARTIR DE BIOMASSA

A biomassa é um recurso energético versátil, assim como o petróleo. Além de converter biomassa em biocombustíveis para uso em veículos, ela também pode servir como uma alternativa renovável aos combustíveis fósseis na fabricação de bioprodutos, como plásticos, lubrificantes, produtos químicos industriais e muitos outros produtos atualmente derivados de petróleo ou gás natural. 

Seguindo o modelo existente de refinaria de petróleo, as biorrefinarias integradas podem produzir bioprodutos juntamente com biocombustíveis. Essa estratégia de co-produção oferece uma abordagem mais eficiente, econômica e integrada para o uso dos recursos de biomassa dos EUA. 

A receita gerada pelos bioprodutos também oferece valor agregado, melhorando a economia das operações das biorrefinarias e criando biocombustíveis mais competitivos em termos de custo.

Saiba mais sobre Bioprodutos.